| contato@abrageo.com

ABRAGEO quer redesenhar o futuro da geotecnia e da mineração no Brasil

Em um momento considerado decisivo para o setor mineral brasileiro, tendo em vista o forte crescimento da atividade de pesquisa mineral, as empresas líderes do segmento decidiram criar a ABRAGEO – Associação Brasileira das Empresas de Geotecnia, Pesquisa Mineral e Geociências, que tem como propósito principal, segundo a presidente da nova entidade, Prussia Pestana, “representar, integrar e impulsionar as empresas que atuam em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País, reunindo em torno de uma mesma agenda companhias que compartilham valores como excelência, ética e responsabilidade socioambiental”.

Formada pelas empresas BRC Perforaciones, Chammas, Damasco Penna, Drillgeo, Geosol, Grupo Geominas, Geocontrole, Layne, Major Drilling, Pattrol, Progeo, Projel, Rede, Servdrill e Umi San, a ABRAGEO nasce com a missão de “fortalecer o setor por meio da união de organizações empresariais comprometidas com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a conformidade legal”.

Entre os principais objetivos da nova entidade, estão:

• Representação institucional junto a órgãos públicos, clientes e sociedade;
• Promoção da excelência técnica, incentivando capacitação e padrões internacionais;
• Responsabilidade socioambiental, com foco em segurança operacional e respeito ao meio ambiente;
• Apoio estrutural ao setor, buscando avanços em financiamento, logística e infraestrutura;
• Valorização da ética, combatendo a concorrência desleal e estimulando a integridade.

De acordo com a presidente Prussia Pestana, “o Brasil, com sua diversidade geológica e mineral, já figura entre os principais países mineradores do mundo, ao lado de potências como Canadá e Austrália. E para manter e ampliar esse protagonismo, é fundamental que o setor esteja organizado, tecnicamente qualificado e institucionalmente representado. Portanto, a ABRAGEO nasce como uma ação articulada e propositiva”.

Ainda de acordo com ela, a força da ABRAGEO “está na diversidade e na competência de suas empresas fundadoras, que atuam em todo o Brasil e no exterior, o que torna a nossa entidade um núcleo técnico e institucional sólido, preparada para enfrentar os desafios do setor com inteligência coletiva e visão estratégica”.

Um olhar para o futuro

Para Prussia Pestana, “mais do que uma associação, a ABRAGEO é um movimento que reconhece o papel estratégico da geotecnia, da pesquisa mineral e das geociências para o desenvolvimento sustentável do Brasil. É também um chamado à união, à representatividade e ao poder transformador da técnica aliada à ética”.

Com diálogo aberto e atuação propositiva junto aos diversos atores da cadeia produtiva, a ABRAGEO pretende contribuir para consolidar o Brasil como referência mundial em geociências, pesquisa mineral e engenharia geotécnica, sempre promovendo inovação, competitividade e responsabilidade socioambiental.

Fonte: https://www.brasilmineral.com.br/noticias/abrageo-quer-redesenhar-o-futuro-da-geotecnia-e-da-mineracao-no-brasil